Automatically translated by AI, read original
Presidente da EDA: “proceder com cautela” em 2024
12 January 2024
Stefano Panseri, presidente da Associação Europeia de Demolição, analisa o estado atual dos setores de demolição, descontaminação e reciclagem, e o que os contratantes podem esperar em 2024.
Agora que meu segundo ano como presidente da Associação Europeia de Demolição está começando, gostaria de reservar um tempo para refletir sobre o estado atual dos setores de demolição, descontaminação e reciclagem (DDR), bem como para onde eles podem estar indo.
2023 foi marcado por muitas mudanças, tanto em direções positivas quanto negativas. A complexa situação geopolítica, tanto na Europa quanto no mundo, tem um impacto proeminente no desenvolvimento da indústria.
Por outro lado, muitos avanços foram feitos, especialmente em relação a treinamento, segurança e tecnologia. Em particular, robótica e automação desempenharão um papel significativo nos próximos anos, e é algo que todos os envolvidos na indústria de DDR precisam ficar de olho como uma grande oportunidade.
Sustentabilidade e consciência ambiental também estão tomando um lugar de destaque. À medida que as metas climáticas da Comissão Europeia para 2030 se aproximam, mais iniciativas e regulamentações começam a se aplicar ao setor de construção.
É um desafio importante para a indústria, e precisamos prosseguir com cautela. Muitos operadores da indústria, incluindo empreiteiros de demolição, precisam de tempo e recursos para se ajustar a essa nova situação, o que ainda destaca a necessidade de colaboração e troca de conhecimento e ideias entre profissionais da indústria e instituições públicas.
Eventos virtuais também parecem ser coisa do passado. Tanto a EDA quanto seus membros organizaram e participaram de dezenas de eventos ao longo do ano com muito sucesso. Da Convenção Anual da NDA em Phoenix à Convenção Anual da EDA em Amsterdã e ao World Demolition Summit em Toronto, podemos sentir a empolgação entre os profissionais da indústria que voltam à ação.
Quanto ao que podemos esperar nos próximos meses, a previsão varia muito de país para país, embora a maioria pareça propensa a experimentar um ligeiro crescimento ao longo do ano.
Discutimos alguns desses assuntos no Relatório da Indústria Europeia de Demolição de 2023, publicado pela EDA em junho; e muitas das previsões feitas nele parecem estar se concretizando até agora.
A partir de agora, nosso foco principal é seguir em frente, mantendo nossos padrões de qualidade e nos esforçando para melhorar. Embora seja uma tarefa difícil, que
requer inovações, paciência e muito trabalho, a indústria tem mostrado, repetidamente, que é mais do que capaz de se adaptar e superar quaisquer desafios que o mundo nos apresenta.
Em nome da EDA e meu, esperamos que vocês tenham tido um bom começo de ano e estamos ansiosos para trabalhar juntos para a melhoria das indústrias da RDA e de seu povo.
Stefano Panseri,
Presidente da EDA