Liebherr InnovationLab olha para o futuro energético
25 October 2022
A construtora OEM Liebherr apresentou uma série de conceitos alternativos de propulsão dentro de sua área do InnovationLab no primeiro dia do Bauma 2022 em Munique.
Enquanto a multinacional mais uma vez trouxe uma série de máquinas para seu estande ao ar livre de 15.000m2 , as unidades atuais e de “futuro próximo” em exposição dentro de seu InnovationLab estão se revelando um destaque. A empresa diz que está seguindo uma abordagem de “tecnologia aberta” à medida que avança para sistemas de propulsão com emissão zero, mas acrescenta que seu foco incluirá o uso futuro do motor de combustão interna.
O Dr. Ingo Wintruff, diretor administrativo do negócio de motores de combustão da Liebherr, disse: “Estamos convencidos de que a transformação consistirá de três partes principais. Em primeiro lugar, existe a unidade totalmente elétrica de bateria baseada em energias renováveis. Depois há a célula de combustível, que em muitos casos é revestida com baterias e baseada em hidrogênio verde (...) E temos a certeza de que no futuro haverá também o motor de combustão interna, que pode ser baseado em diferentes combustíveis neutros em CO2”.
Jurgen Appel da Liebherr descreveu a pesquisa da empresa sobre possíveis transmissões alternativas. “Temos máquinas onde o acionamento a bateria-elétrico é mais adequado e tem o melhor desempenho, em termos de emissões de CO2, mas temos que ter em mente a disponibilidade de diferentes portadores de energia”.
Um dos últimos desenvolvimentos Liebherr em exposição na Bauma é o Liduro Power Port (LPO), um sistema de armazenamento de energia móvel baseado em bateria, que permite que máquinas e equipamentos eletrificados sejam operados ou carregados localmente, com uma potência constante de até 120kW.
O sistema pode carregar várias máquinas ao mesmo tempo e ser usado como um fornecimento em rede para locais que não têm nenhuma disponível.
A Liebherr também está mostrando dois protótipos de motores a hidrogênio, cada um empregando diferentes tecnologias de injeção de hidrogênio.
Os visitantes de Bauma podem ver o motor a hidrogênio H966 de seis cilindros, por exemplo, dentro do InnovationLab em Bauma.
Visite o estande da Liebherr na Bauma na FM.809-813.