Komatsu Cummins inaugura planta fotovoltaica no Chile
31 August 2021
No âmbito da estratégia ambiental “Mudanças Climáticas e Energia 2030”, que se concentra na promoção do uso de energias renováveis e na redução da pegada de carbono, a Komatsu Cummins lançou este programa no Chile ao inaugurar sua primeira usina de geração fotovoltaica com 2.682 painéis solares, que foram instalados em uma das filiais da marca japonesa nos arredores de Santiago.
A planta poderia produzir eletricidade suficiente para cobrir até 92% das operações de uma filial de remanufatura do Komatsu Reman Center Chile. Com isso, a empresa utilizará a energia solar como base para a energia que permite o funcionamento de equipamentos como máquinas de solda, pontes rolantes, máquinas de lavar, equipamentos de indução e bombas hidráulicas, entre outros. A instalação desses painéis no ramal de Pudahuel tem como objetivo aproveitar a energia gerada para o funcionamento de máquinas de solda, pontes rolantes, máquinas de lavar, equipamentos de indução e bombas hidráulicas, entre outros equipamentos diversos. A ideia é poder operar na sede com emissão zero, demonstrando que pode funcionar sem poluir ou pelo menos poluir menos. Nesse sentido, é importante destacar que a empresa estabeleceu os seguintes compromissos.
A primeira é que a pegada de carbono é reduzida em 50% no nível corporativo; que sejam desenvolvidos 5 ramos neutros em carbono, que o consumo de água seja reduzido em 30% e o uso de NCRE aumentado em 50%, entre outras medidas. A este respeito, o Subsecretário de Mineração, Edgar Blanco, indicou “que a proposta do Grupo Komatsu Cummins de reduzir sua pegada de carbono, aumentar o uso de energias renováveis e reduzir o consumo de água é um exemplo claro da visão que nossa indústria almeja. Hoje enfrentamos uma crise climática que deve ser travada e o Chile é o principal fornecedor de cobre e lítio do mundo, minerais essenciais para migrar para a eletromobilidade ”.