Volvo Euro 6: muito além da demanda
27 October 2022
Volvo se espelha na Europa e introduz ao mercado os novos caminhões Volvo VM, considerados os mais completos e avançados desde que essa linha foi lançada no país em 2003.
O Prêmio Nobel de Física em 1921, Albert Einstein, de maneira resoluta nos instigou ao dizer que “o futuro não tarda a chegar” ...
Tal afirmação não poderia ser mais lídima se olharmos para os novos caminhões com motores Euro 6 da Volvo, que conciliam tecnologia ao conceito de sustentabilidade, economia e sólido conceito empresarial.
No último dia 4 de outubro, a Volvo reuniu a imprensa especializada para o lançamento da linha que foi apresentada como mais potente e até 10% mais econômica.
Na dianteira de um amanhã mais consciente
A Euro 6 é um aperfeiçoamento da regulamentação europeia para as emissões de veículos do ciclo diesel. O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que é quem regulamenta esses dados no Brasil, ainda escora suas normas no sistema anterior, o EURO 5.
Pensando lá na frente, a Volvo se espelha na Europa e introduz ao mercado os novos caminhões Volvo VM, considerados os mais completos e avançados desde que essa linha foi lançada no país em 2003.
Alinhadas com a nova regulamentação Euro 6/Proconve P8, as famílias F, composta por FH, FM e FMX, bem como VM, ganharam trem de força renovado e novos injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético, tudo com foco em economia de combustível e menos emissões.
Caminhões FH, FM, FMX receberam novos motores Euro 6 que passarão a equipar os modelos em 2023.
“Passamos por tanta coisa, estar aqui hoje é algo muito significativo e importante para todos nós. Temos orgulho em dar um novo passo, um salto para o futuro uma vez que caminhões mais limpos e inovações em tecnologia e segurança são nossos objetivos.”, reiterou Marco Griffo, Head de Comunicação Corporativa da Volvo.
Alta pressão, porém, com menor injeção de diesel.
O novo Volvo D8K é um motor de 8 litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail, substituindo o propulsor de 7 litros da geração anterior.
Sua tecnologia se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adapta em altas rotações quando se precisa de mais desempenho.
Com ganho considerável, a redução de consumo de diesel chega a 8%.
A nova plataforma oferece potências maiores de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente
Novidades ainda passam por melhor performance com maiores velocidades médias e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, que proporcionam menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio.
Nesta versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar mais economia.
“Nossas aplicações, nossos softwares, definidos e aprovados, ajudam nossos motoristas a um melhor desempenho e aproveitamento como um todo. O desafio foi fazer todas essas evoluções com maestria e a segurança está sempre a frente em nossos objetivos e por isso nossos itens de segurança em série recebem muita atenção e cuidado da Volvo.”, afirmou na ocasião, Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.
Os acurados VMs ganham a nova versão da renomada transmissão I-Shift, que chega à 7ª geração, a mesma que também passa a equipar os caminhões FH, FM e FMX Euro 6.
Aprimoramentos possibilitaram trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves. Com uma inteligência ainda maior e módulos eletrônicos novos e com processamento super-rápido.
O VM recebeu ainda a função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas.
Já a função I-Roll automaticamente coloca a I-Shift em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível.
Adequação e identidade
A calibração da nova transmissão foi feita pelos engenheiros da Volvo no país, para as condições de operação brasileiras e latino-americanas.
Todo o sistema de acionamento da embreagem foi aprimorado, com componentes mais robustos e um novo software, que inclusive evita trocas de marchas desnecessárias, quando, por exemplo, em aclives.
O conjunto de frenagem das engrenagens e o sistema pneumático da caixa são todos novos, também possibilitando melhor sincronização, mais controle e rapidez nas trocas.
Inteligência aplicada
Algoritmos projetados identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador.
Linha possui novos modos de condução, sendo dois para os veículos rodoviários (Econômico e Performance) e dois para os caminhões vocacionais (Econômico e Off Road).
Internamente, a cabine está dotada de um novo e moderno painel de instrumentos com um display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução. Bastante interativo, traz muito mais informações para facilitar o trabalho do motorista, com dados sobre a condução, computador de bordo e manutenção.
Para Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil, lançamento está alinhado com os objetivos da empresa sueca que em fevereiro deste ano anunciou que vai investir R$ 1,5 bilhão no Brasil até 2025 após registrar em 2021 vendas recordes de caminhões no país.
“Estamos trazendo novos produtos junto com o Euro 6, investindo mais opções em aplicações fora de estrada. Novos implementos e nos vocacionais uma demanda e uma oferta mais ampla. Estamos muito focados nos vocacionais e segmentando para atender de forma customizadas e adequadas para cada cliente.”, endossa.
Novos integrantes VMX e VMX Max
Houve mudanças também nos VMs off road. É uma nova família vocacional, composta pelos modelos VMX e VMX Max. Os veículos têm para-choque de aço e duplos eixos trativos 6x4 e 8x4, além de possibilidade de escape vertical. Além disto, a família VMX conta agora com o novo VMX MAX 6x4 rígido, que tem um PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor.
Mas se o que é bom não muda, grupo manteve a Aceleração Inteligente Volvo, tecnologia pioneira da marca que baixou o consumo de combustível, por meio de algoritmos desenvolvidos pela engenharia que identificam a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa.
Falando em segurança, empresa afirma que a oferta de itens de série é a mais consistente do mercado, indo muito além das exigências da legislação, em benefício de todos os usuários das estradas. Vão desde o Piloto Automático Adaptativo, que reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando até o “Stop & Go”, esta, uma função exclusiva do piloto automático dos caminhões Volvo.
O VM tem agora freios eletrônicos EBS, que garantem distâncias menores de frenagem e um aumento da estabilidade do caminhão.
Além disso, a Volvo introduziu o Auxílio de Partida em Rampa, um sistema eletrônico que, em arrancadas em aclives, dá mais conforto e segurança ao motorista. Os veículos da nova linha saem agora com um pacote completo de espelhos, incluindo o frontal e o de meio fio, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos, incluindo os vocacionais.
Foram repaginados ainda o ESP - Programa Eletrônico de Estabilidade, o Piloto automático de descida, o VEB+ – consagrado sistema de freio motor de alta performance da marca e o Air Bag.
Apesar de um aumento de custo previsto é superior a 20%, que se deve aos componentes importados, os planos de manutenção não se alteram cada equipamento demanda menos acompanhamento.
Os novos caminhões Volvo Euro 6 contam também com todos os serviços da Volvo Financial Services. A divisão financeira da marca oferece financiamentos, seguros e consórcio, além do novo serviço da Locadora Volvo.